O objetivo deste módulo é dar uma visão geral do sistema Millennium Business. Desde características como a estrutura e a navegação até ferramentas avançadas como o Gerenciador de usuários.

Conhecer estas características de funcionamento e operação é fundamental para obter os melhores resultados dos recursos oferecidos pelo sistema. As formas de navegação e telas de buscas agilizam o trabalho dos usuários.

A importância da preparação dos dados iniciais a serem lançados no sistema também foi destacada neste curso. O correto cadastramento de produtos, matérias-primas, fornecedores, clientes e prestadores de serviços será responsável pela coleta de informações precisas nos diversos processos administrativos.

Vale lembrar, que o Millennium Business é um ERP dinâmico em constante aperfeiçoamento, a fim de atender as necessidades de nossos clientes, e que mesmo os usuários mais familiarizados com suas rotinas poderão se beneficiar das informações aqui contidas.

Esse módulo de treinamento do Millennium Business destina-se a funcionários da área de faturamento da empresa, quando este é realizado através da fábrica.

Este módulo tem como objetivo apresentar as ferramentas que o Millennium Business disponibiliza para executar as atividades relacionadas a este departamento de sua empresa.

A área de faturamento como todas as outras áreas, exerce uma importância muito grande para a empresa e para o cliente, pois através dos pedidos enviados a este setor é que são controlados tudo o que entra, sai e o que é devolvido à empresa.

Informações que apresentam o perfil dos clientes e a classificação adotada para cada um deles, de acordo com a quantidade da compra realizada, o valor da compra e como foram realizados os pagamentos, permitem identificar como pode ser o tratamento e os benefícios oferecidos, visando fidelização dos bons clientes, e  prevenindo-se contra possíveis transtornos realizados com clientes tidos como mal pagadores ou problemáticos.

Outros relatórios como ranking de produtos e relação de notas faturadas podem ser selecionados com várias opções de filtragens, o que auxiliará muito na realização de conferências e outras atividades desta área.

Este módulo de treinamento destina-se a gestores de sistemas, gerentes, vendedores, caixas e funcionários envolvidos nos processos de vendas de lojas.

Sua finalidade é apresentar as ferramentas que o sistema disponibiliza para a realização das atividades de uma loja de varejo.

Este curso apresenta as funções existentes dentro do módulo de Venda Varejo como abertura de caixa, movimentações, consulta de estoque, financeiro, inclusão de produtos, entre várias outras funções.

Neste módulo o usuário também aprenderá a consultar o histórico de clientes e várias informações sobre as vendas realizadas, como: comissões de vendedores e representantes, conferência de vendas x pagamentos, movimentos cancelados e devolvidos, ranking de produtos e de vendedores.

Esse módulo destina-se ao Departamento distribuição, expedição e recebimento.

O manual deste módulo tem com finalidade apresentar todas as ferramentas que o sistema proporciona em relação ao controle de estoque.

Assim como os produtos acabados, a matéria-prima utilizada no processo de produção também deve ser cadastrada.

Os dois cadastros têm operações muito semelhantes. Portanto, se o usuário já teve contato com o cadastro de produtos acabados provavelmente terá facilidade para efetuar o cadastramento de matérias-primas também.

O cadastramento estruturado da matéria-prima utilizada em todos os processos de produção proporcionará relatórios precisos de consumos, bem como informações que apresentam as necessidades de compra de material sempre que houver um pedido, baseando-se no estoque existente.

Essa área é fundamental para um bom desempenho no gerenciamento da empresa, pois afinal de contas, se não estiver claro e bem definido todos os consumos de matéria-prima e de produtos acabados a empresa não terá condições de acompanhar de maneira exata todos os custos da empresa.

Este módulo destina-se ao treinamento dos funcionários envolvidos na Área de Produção, gestores do sistema, gerentes e assistentes. O objetivo deste trabalho é apresentar todas as ferramentas que o sistema oferece para planejar, gerenciar e controlar a produção.

Aqui, o usuário aprenderá como elaborar uma ficha técnica e utilizar os recursos que o sistema oferece para gerar informações a partir dela.

Para que o resultado final seja o esperado, todos os campos, tabelas e cadastros necessários para a criação da ficha foram detalhados quanto ao preenchimento e à aplicação.

Ainda neste módulo, será apresentado o recurso de gerar previsões de produção, que é baseado em estimativas ou pedidos de venda.

Aqui serão tratados os procedimentos relativos à elaboração da ficha de custo dos produtos e à produção propriamente dita.

O usuário aprenderá a configurar o sistema para atender às necessidades de produção e conhecerá os recursos oferecidos nos parâmetros gerais que facilitarão o dia-a-dia dos usuários.

Para um bom aproveitamento deste treinamento, é recomendável que o usuário tenha noções de informática e conhecimento dos processos internos da empresa nas áreas envolvidas.

Este módulo de treinamento do Millennium Business é destinado a funcionários envolvidos nos processos de compra de produto acabado, matéria-prima ou material de consumo.

Tem por finalidade apresentar as ferramentas que o sistema proporciona para gerenciar e planejar o Departamento de Compras.

O setor de compras da empresa também deve funcionar como uma engrenagem, pois esta área é responsável pela aquisição do material necessário ao cumprimento das atividades sem atrasos acarretados por falta de matéria-prima ou material de consumo de sua empresa.

Relatórios específicos para as rotinas de compras podem ser desenvolvidos com o intuito de apresentar informações importantes sobre o desempenho da empresa e a performance do fornecedor. Tais informações podem identificar falhas ou um potencial maior no processo de produção, de acordo com cada fornecedor.

Além disso, o módulo de compras do Millennium Business permite uma série de facilidades para aumentar a produtividade do colaborador responsável pelas atividades de compras na empresa, auxiliando de maneira eficaz na solução de problemas.

Este módulo de treinamento destina-se a gestores de sistemas, gerentes, assistentes financeiros e funcionários envolvidos nos processos de contas a pagar e finanças da empresa. Tem por objetivo apresentar todas as ferramentas que o sistema oferece para gerenciar e planejar o departamento.

Para um melhor aproveitamento das informações aqui apresentadas, são pré-requisitos para os funcionários: o conhecimento básico de informática e dos processos internos da empresa na área e alguma noção de contabilidade.

As situações em que podem ser gerados títulos são:

Inclusão manual;

Adiantamento do pedido de venda financeiro ou não (gerador e cliente);

Recebimento de compra (gerador é fornecedor);

Pagamento de frete conforme evento (gerador é a transportadora);

Pagamento para oficinas (gerador é oficina);

Pagamento de comissões (gerador é representante ou vendedor);

Devolução de vendas (gerador é cliente).

O cadastramento de contas, lançamentos financeiros, previsões orçamentárias, conciliações bancárias, cobrança eletrônica, plano de contas financeiro e suas respectivas contas, são alguns dos tópicos abordados neste módulo.

O Millennium Business dispõe ao usuário relatórios que controlam e auxiliam na administração das atividades acima citadas.

Este módulo de treinamento destina-se a gestores de sistemas, gerentes, assistentes financeiros e funcionários envolvidos nos processos de contas a pagar e finanças da empresa. Tem por objetivo apresentar todas as ferramentas que o sistema oferece para gerenciar e planejar o departamento.

Para um melhor aproveitamento das informações aqui apresentadas, são pré-requisitos para os funcionários: o conhecimento básico de informática e dos processos internos da empresa na área e alguma noção de contabilidade.

As situações em que podem ser gerados títulos são:

Inclusão manual;

Adiantamento do pedido de venda financeiro ou não (gerador e cliente);

Recebimento de compra (gerador é fornecedor);

Pagamento de frete conforme evento (gerador é a transportadora);

Pagamento para oficinas (gerador é oficina);

Pagamento de comissões (gerador é representante ou vendedor);

Devolução de vendas (gerador é cliente).

O cadastramento de contas, lançamentos financeiros, previsões orçamentárias, conciliações bancárias, cobrança eletrônica, plano de contas financeiro e suas respectivas contas, são alguns dos tópicos abordados neste módulo.

O Millennium Business dispõe ao usuário relatórios que controlam e auxiliam na administração das atividades acima citadas.

O sistema Millennium Business foi implementado com recursos que permitem importar automaticamente os XMLs de (NF-e) Nota Fiscal Eletrônica e (CT-e) Conhecimento de Transporte Eletrônico.

Com a implantação destes recursos eletrônicos, a empresa receberá a Nota Fiscal antes mesmo de receber a mercadoria, o que permitirá que ela se prepare para o recebimento de um pedido de compra agilizando o processo e, quando o produto chegar, bastará apenas finalizar o processo de entrada.

Neste tópico você vai aprender a utilizar o EDI - Intercambio eletrônico de dados - que consiste na troca de informações entre computadores de parceiros, neste caso será a troca de informações entre empresas e transportadoras, tendo a seguinte sequencia de troca de informações:

1º (NOTFIS) - A empresa emite as notas ficais para os clientes e em seguida gera um arquivo dessas notas para transportadora;

2º (XML - CT-e) A transportadora, por sua vez, emite os CT-es (Conhecimentos de Transporte Eletrônicos), enviando à empresa os xmls referentes a esses CT-es;

3º (OCOREEN) - A transportadora envia também os arquivos de ocorrência, sendo possível gravar no sistema da empresa o andamento da mercadoria desde a sua saída até a sua chegada ao destino;

4º (APROVAÇÃO DE FRETE) Na empresa existe a possibilidade de aprovar o frete através de uma tela simples e fácil, comparando o valor do frete gravado nas notas de saídas com o valor cobrado pela transportadora;

5º (CONCILIAÇÃO DE FRETE) Por último, é possível realizar uma conciliação entre os valores cobrados pelas transportadoras e os valores apurados pela empresa, substituindo os vários títulos a pagar gerados por apenas um, facilitando assim o pagamento.